Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

Coluna/Opinião

Ministros não querem investigações no Caso do Banco Master.- Vicente Lino.

Data: Sábado, 14/02/2026 22:47

O caso do Banco Master, envolvendo os ministros Dias Tofolli e Alexandre de Moraes é um tema que toca no cerne da nossa democracia e gera uma frustração legítima no Brasil decente. Ao afirmar que as mensagens trocadas com o dono do Banco, Daniel Vorcaro, são apenas ilações, o ministro Tofolli ergueu uma barreira quase intransponível para uma investigação profunda e escancarou que o equilíbrio entre os poderes se transformou em uma proteção absoluta para alguns privilegiados.

Ao argumentar que a Policia Federal não tinha legitimidade para pedir sua suspeição, Tofolli tentou nos convencer de que tem poderes para impedir que a sociedade conheça o conteúdo das mensagens. Felizmente foi afastado como relator do caso. A esperança é que a justiça tenha deixado de ser um jogo de regras que favorece somente a quem as escreve. O STF que se colocou acima de qualquer fiscalização externa é o mesmo que se descolou da realidade ética do país.

Acha democrático que uma casta intocável não permita que indícios encontrados em perícias oficiais possam sequer gerar um inquérito transparente. E a sociedade não poderia esperar justiça quando os julgadores não aceitavam nem mesmo as investigações. Não há um só dia que o STF não afirme que tudo o que faz é em defesa da democracia.

Tofolli, Moraes e seus pares ainda não se deram conta de que a manutenção da democracia exige que ninguém, independentemente do cargo ou da capa que vista, esteja além da verdade. Ao proibir investigações o Supremo ataca democracia.

Vicente Lino.

Ministros não querem investigações no Caso do Banco Master.- Vicente Lino.