A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, uma consulta pública que irá definir a possível conversão de 28 escolas estaduais para o modelo cívico-militar. A votação segue até quarta-feira (21), das 7h às 19h, nas unidades escolares e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
A exceção é a Escola Estadual José de Barros Maciel, no município de Nossa Senhora do Livramento, que realiza a votação nesta segunda-feira (19), devido ao feriado local na quarta-feira.
Podem votar pais ou responsáveis legais de alunos matriculados nas escolas envolvidas, além de estudantes com 16 anos ou mais. A votação é secreta e permite que os participantes escolham entre as opções “Aprovo” ou “Não aprovo” a adoção do novo modelo de gestão escolar.
O modelo cívico-militar mantém o currículo regular, com professores da rede estadual, e inclui a atuação de militares da reserva na parte disciplinar e organizacional da escola. A iniciativa tem como objetivo reforçar valores como respeito, disciplina e civismo.
Atualmente, 32 escolas da rede estadual já adotam esse formato. A meta do governo estadual é ampliar esse número para 100 unidades até o final de 2026.
Os resultados serão divulgados logo após o encerramento da votação, nas próprias escolas, nas DREs e nos canais oficiais da Seduc. A lista das unidades participantes está disponível no site da Secretaria de Educação.
PREVENÇÃO DE QUEIMADAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IRÃ LANÇA NOVA OFENSIVA CONTRA ISRAEL COM MÍSSEIS; LIDER SUPREMO DECLARA A BATALHA COMEÇA
JUÍNA GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL EM PESQUISA GEOLÓGICA COM DIAMANTES SUPERPROFUNDOS
PLANO DIRETOR DE JUÍNA AVANÇA PARA FASE FINAL COM VISITA TÉCNICAS E REUNIÕES COM ESPECIALISTAS
DUPLA É PRESA COM 37 KG DE DROGAS DURANTE FISCALIZAÇÃO DA PF NA BR-163 EM SINOP
POLÍCIAS PENAIS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO GAEGO EM JUARA POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO