A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) reforçou seu efetivo com a formação de 204 novos soldados, que concluíram o 33º Curso de Formação de Soldados e passam a integrar o quadro de praças da corporação com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade em todo o estado.
Em entrevista concedida à imprensa, o soldado Alef Ribeiro ressaltou o orgulho e a responsabilidade de iniciar a carreira em uma das instituições de segurança mais bem equipadas do país. Segundo ele, a tecnologia, o preparo técnico e o compromisso com a população refletem o trabalho sério da PMMT e reforçam a missão de atuar com profissionalismo.
“É um sentimento de orgulho e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade iniciar a carreira militar em uma das polícias mais bem equipadas do país. Isso reforça o compromisso de atuar com profissionalismo, preparo técnico, honrando a farda e a confiança que a sociedade deposita na PM de Mato Grosso”, afirmou Alef, que veio de Rondônia para servir na corporação.
O novo soldado explicou que sua inspiração para ingressar na carreira veio da convivência com familiares que são policiais civis, além do contato com o trabalho ostensivo e preventivo da PMMT, que ele acompanhou antes de se alistar.
Durante o curso de formação, além de aspectos técnicos, os soldados receberam instruções sobre controle emocional, espírito de equipe, resiliência e respeito às normas — valores que, segundo Alef, continuarão a orientar sua atuação pessoal e profissional. Ele também destacou as modernas tecnologias, armamentos e equipamentos à disposição dos policiais, fruto de investimentos públicos no setor de segurança.
Outra recém-formada, a soldado Yasmin Lara Magalhães França, compartilhou que sempre sonhou em ingressar na Polícia Militar, motivada pela influência de familiares e pela admiração pelo serviço de “servir e proteger”. Para ela, vestir a farda da PMMT é uma honra e uma missão de vida, especialmente em uma instituição valorizada e equipada.
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatizou que contar com novos policiais motivados é essencial para a continuidade do trabalho de proteção à sociedade, muitas vezes enfrentando riscos pessoais. Ele também destacou os investimentos de mais de R$ 237 milhões em armamentos, infraestrutura e tecnologia, que visam dar suporte ao policial em suas funções e melhorar a qualidade da segurança pública no estado.
Com a distribuição dos novos soldados pelos 15 Comandos Regionais e pelo Comando de Policiamento Especializado, a PMMT espera ampliar ainda mais sua presença e eficácia no interior de Mato Grosso, consolidando o compromisso de diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população.
VISTORIA É REALIZADA NA OBRA DO HOSPITAL REGIONAL DE JUÍNA
AGRICULTOR DE JUÍNA APOSTA EM TANQUE ESCAVADO PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
EXPOJUÍNA 2026 É LANÇADA OFICIALMENTE E SINDICATO RURAL ESCLARECE VALORES DAS CARTELAS
CERIMÔNIA DE POSSE OFICIALIZA NOVOS PROFESSORES PEDAGOGOS EM JUÍNA
BETO DOIS A UM E FÁBIO GARCIA VIABILIZAM 100 TONELADAS DE MASSA ASFÁLTICA PARA RÓSARIO
PROJETO FAZ REGISTRO DA TRADIÇÃO ORAL DOS POVOS MANOKI E MYKE EM MATO GROSSO