Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

NOTÍCIA

SIMNO recebe a Secretária de Estado do Meio Ambiente em Juína.

O encontro entre os órgãos do setor de base florestal aconteceu na segunda-feira, dia 28 de março.

Data: Quarta-feira, 30/03/2022 10:36
Por: Metrô FM Juína
Foto: Carlos Alberto - Metrô FM

Na tarde de segunda-feira, dia 28 de março, o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), recebeu em sua cede a chefe da Secretária de Estado do Meio Ambiente (SEMA), a secretária Mauren Lazzaretti.

Em sua visita e dentre os assuntos pertinentes ao setor de base florestal, o principal tema foi a implementação de um novo sistema de controle de produtos florestais. Segundo a secretária Mauren, o governo federal criou e implementou um novo sistema chamado, Documento de Origem Florestal (DOF) Rastreabilidade.

Desta maneira, o governo do estado de Mato Grosso, criou um novo sistema para trabalhar unificado ao sistema federal. O novo software estadual se chama SISFLORA 2.0. Além disso, Mauren compartilhou detalhes sobre a reunião entre SEMA e IBAMA na sexta-feira, dia 25 de março. Trouxe o cronograma de quando os novos sistemas irão começar a atuar dentro do estado. Para concluir, esclareceu diversas dúvidas aos madeireiros, referente as novas rastreabilidades da madeira.

O presidente do SIMNO, Edvaldo Dal Pozzo, destaca a importância da visita da Secretária Mauren que sempre aceita em esclarecer aos associados do sindicato sobre as dúvidas do setor de base florestal. Ainda ressalta que, a SEMA sempre esteve ao lado do sindicato sanando todos os tipos de dúvidas, ainda mais, quando Mauren Lazzaretti assumiu a frente da pasta.

O empresário de Juína, Alcides Szulczewski, conhecimento popularmente como Zize, expressa orgulho em saber que a secretária é da região noroeste, além de ter destacado a importância de sua visita, trazendo clareza as dúvidas referentes ao novo sistema de fiscalização.
Comenta que Mauren Lazzaretti, está realizando um excelente trabalho à frente da SEMA, como um divisor de águas. O trabalho desenvolvido vem agilizando o manejo da madeira. Antes da gestão atual da SEMA, projetos demoravam em torno de 3 anos para serem liberados, entretanto, agora, o período para liberação é de no máximo 3 meses, segundo Zize.

O empresário, relata que a secretária é do ramo madeireiro e isso foi algo que a ajudou a desenvolver uma gestão ágil e eficaz, sabendo das dificuldades que são encontradas dentro do setor madeireiro.
O manejo florestal sustentável segue uma legislação específica, que prevê, dentre outros requisitos, o licenciamento e o inventário florestal do local a ser explorado.

Reportagem: Carlos Alberto.