Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

PIONEIROS

Jocemir e Roseli Zamboni

O pioneiro Jocemir chegou em Juína 1984 e Roseli 1978

Jocemir chegou a Juína entre os anos de 1984 e 1985 e Roseli chegou em 1978.

Roseli vinha para a cidade fazer o depósito do movimento do posto onde ela trabalhava, às vezes uma amiga vinha com ela, Jocemir, que trabalhava no banco, estava interessado nessa amiga e pediu para uma terceira amiga dizer para ela que ele estava a fim dela, mas na hora de passar o recado a mulher se confundiu e disse que ele estava interessado na Roseli. Mais tarde ela foi até ele e perguntou se ele queria falar com ela, eles marcaram de se encontrar depois que Jocemir saísse do trabalho, Roseli se atrasou e eles se desencontraram. No dia seguinte quando ela foi ao banco ele a cobrou e disse que não havia gostado dela ter marcado e depois não aparecer, Roseli se explicou e disse que iria esperar ele para eles conversarem.

Roseli relatou para Jocemir que se quisesse namorá-la teria que ir até sua casa, pois ela quase não vinha para a cidade. O pai dela era dono de um time de futebol, então Jocemir levou suas chuteiras e foi jogar no time dele, mais tarde eles contaram que estavam namorando.

Cerca de um mês depois Jocemir pediu demissão do banco onde trabalhava e comprou uma máquina para tentar a sorte no garimpo, com o dinheiro que conseguiram lá eles construíram uma casa para morar. Em abril de 1990 eles oficializaram o casamento.

Jocemir conta que no garimpo havia muitas pessoas, aconteciam festas e muito dinheiro circulando.

Roseli comenta como funcionava o abastecimento dos açougues em Juína. Ela também relata que sua mãe fazia muita comida todo dia, assim quem chegava ao posto e estivesse com fome podia comer.

Ela também fala de como a cidade era movimentada e conta sobre a Boate Selva de Pedra, que recebeu shows como Amado Batista, Rita Cadillac e Edelson Moura.

Jocemir relatou sobre quando eles foram cobrar do prefeito uma tela para colocar no campo onde jogavam, tela esta que o prefeito da época havia prometido em sua campanha.

Roseli comenta que o posto onde ela trabalhava pertencia a um rapaz de Cuiabá, depois de alguns problemas que ocorreram com ele o movimento na empresa começou a cair.

Em 1996 Roseli e Jocemir se mudaram para área urbana da cidade, eles vieram trabalhar com um pessoal de Rondônia, na empresa T.R.R. Vale do Rio Preto, que atuou em Juína até 1999 revendendo combustível.

Jocemir fala sobre as corridas em motos que ele assistia quando viajava pela região, conta ainda que em 2001 seu filho pediu uma moto para correr como as crianças que eles assistiam. Após muito treino ele começou a participar de campeonatos, comprou uma moto nova e conseguiu ganhar do até então campeão da época.

No Mato Grosso ainda não havia corrida de motos, mas eles conseguiram trazer a categoria mirim para cá. Eles participaram de vários campeonatos e ganharam muitos deles.

Roseli conta que o momento mais difícil foi no início quando ela morava com seus pais, eles moravam afastados da cidade, cercados por mata, sua mãe sempre ficava aflita quando ela e os irmãos saiam. Também foi muito difícil lidar com a perda de sua mãe em 2011.

Jocemir disse que quando veio para cá sabia que seria difícil, com muito trabalho as coisas foram melhorando. Para ele dois momentos difíceis foram o falecimento de sua sogra e seu sobrinho.

Roseli comenta que viu Juína de apenas duas ruas e hoje com mais de cem ruas, um centro cheio de poeira com mesinhas nas calçadas e hoje asfaltado e limpo, mas que não sabe dizer se prefere a Juína de hoje ou a da época de 1980. Ela fala ainda que a riqueza de Juína hoje é muito maior do que de várias cidades da região.

Saiba mais detalhes da história de Jocemir e Roseli Zamboni no vídeo abaixo.