A chamada “prévia do PIB”, divulgada pelo Banco Central do Brasil, indica que a economia brasileira cresceu 2,5% em 2025, sinalizando uma perda de fôlego em relação ao desempenho registrado no ano anterior. Em 2024, o crescimento havia sido mais robusto, com expansão de 3,7%.
O dado tem como base o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um termômetro da economia, mas que não substitui o Produto Interno Bruto (PIB) oficial. O resultado definitivo do PIB será divulgado apenas em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com analistas, o resultado reflete os efeitos de um ambiente de juros elevados, adotado para conter a inflação, que acabou impactando o consumo das famílias, os investimentos e o ritmo geral da atividade econômica. Apesar do crescimento positivo, o número mostra que a economia perdeu intensidade ao longo de 2025.
Ainda assim, especialistas avaliam que o desempenho pode ser considerado moderadamente positivo, especialmente diante de um cenário econômico desafiador, marcado por restrições monetárias e incertezas no mercado interno e externo.
O dado oficial do PIB, que será divulgado pelo IBGE, deverá trazer um retrato mais completo da economia brasileira, detalhando o desempenho dos setores produtivos, do consumo e dos investimentos ao longo do ano.
EX-ATRIZ DO ZORRA EXIBE TATUAGEM DE BIQUÍNI E RECEBE ELOGIOS NA WEB
ACERVO DE 1,5 MIL LIVROS DE AUTORES MATO-GROSSENSES É DOADO PARA BIBLIOTECAS
IMEA APONTA AUMENTO NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DO MILHO EM MATO GROSSO PARA A SAFRA 2026/27
JOVEM PULA EM RIO, DESAPARECE E É ENCONTRADO MORTO EM MATO GROSSO
JUÍNA RECEBE A VACINA CONTRA A DENGUE
DESAPARECIMENTO DE FAMÍLIA EM CACHOEIRINHA INTRIGA A POLÍCIA E TEM SUSPEITO IDENTIFICADO